Laboratório móvel deve qualificar produção de leite na região paulista de Votuporanga

Iniciativa apelidada de "Vaca Móvel" oferece na hora resultado de exames imprescindíveis para o produtorO Sebrae em São Paulo e o Instituto BioSistêmico apresentaram esta semana aos produtores rurais de Votuporanga, no interior de São Paulo, um laboratório ambulante para análise de leite que nos próximos meses vai visitar cerca de 300 propriedades de vários municípios da região. O laboratório, ou Vaca Móvel, como foi apelidado, foi desenvolvido pelos técnicos do Instituto, a pedido do Sebrae/SP, e fará visitas bimestrais aos produtores que participam do Projeto Desenvolvimento Sustentável de Grupo

O laboratório móvel é dirigido por um médico veterinário, que coletará as amostras e fará os exames nos equipamentos instalados no carro. Os produtores terão na hora informações sobre itens decisivos na valorização do leite, como percentual de gordura ou de proteína.

Além disso, serão coletadas amostras para exames mais complexos, que serão realizados pela Clínica do Leite, da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq). Estas amostras ficam armazenadas temporariamente no próprio laboratório, sendo enviadas semanalmente à clínica. Um dos exames mais detalhados é o que detecta se o animal tem mastite, uma inflamação que pode reduzir a produção em até 20%.

? Todos estes exames são feitos normalmente pelos laticínios. Mas raramente os resultados chegam até o produtor, a não ser de forma punitiva. Agora, os pequenos proprietários terão não só as informações, mas também a orientação necessária para melhorar a qualidade do leite ? diz o diretor do Instituto BioSistêmico e gestor do programa, Luis Henrichsen.

Todos os dados coletados durante as visitas, previstas para durarem um ano e meio na região, serão armazenados e comparados, para que se possa acompanhar a evolução do projeto.

? Queremos oferecer ao pequeno produtor toda a orientação necessária para que ele produza mais, e com melhor qualidade ? explica o gerente do Escritório Regional do Sebrae/SP em Votuporanga, Fábio Gerlach.