Kátia Abreu promete atualizar capítulo do Riispoa até o final de junho

Ministra da Agricultura disse que grupo começará a discutir rotulagem e registros em agroindústrias na próxima semanaA ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou nesta quinta, dia 21, que em 30 de junho será entregue a atualização de novo capítulo do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). Segundo ela, a alteração será na parte de rotulagem e de registros. 

Fonte: Divulgação/Red Cárnica

A fala da ministra ocorreu durante reunião com representantes do setor farmacêutico sobre registro de medicamentos veterinários genéricos na sede do Mapa, em Brasília. Na abertura da reunião, a ministra afirmou que a defesa agropecuária é um tema bastante delicado, mas que tem sido trabalhado com tranquilidade e otimismo. Segundo ela, estão sendo disponibilizados todos os esforços para o Brasil “aumentar sua boa fama em sanidade animal”.

– Criamos um grupo na Casa Civil e vamos aprovando, com todos os ministérios afins, as mudanças. Semana que vem começa a reunião. Estamos trabalhando para estar entre os dez melhores países de Defesa Agropecuária – afirma.

A ministra cobrou na reunião que empresas e representantes do segmento apresentem pedidos de registro de genéricos e prometeu reduzir o prazo de registro de medicamentos de quatro anos para quatro meses.

Reunião com 34 países para debater regras sanitárias

A ministra da Agricultura disse também, que, em agosto, ocorrerá um grande encontro com ministros da Agricultura de 34 países das Américas, provavelmente no Brasil. No evento será proposta a criação de uma base única de dados, parecida com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que reúne informações sobre a cadeia produtiva de todas as 27 Unidades Federativas do Brasil.

Serão debatidas, ainda, medidas para harmonizar os procedimentos sanitários e fitossanitários com o objetivo de estimular o comércio entre esses países. A fala dela ocorreu durante reunião com representantes do setor farmacêutico sobre registro de medicamentos veterinários genéricos. O encontro ocorre na sede do ministério, em Brasília.