João Sampaio diz que deixará cargo no Consecitrus

Diretor executivo pretende permanecer na entidade até a adequação do estatutoO diretor executivo do Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja (Consecitrus), João Sampaio, afirmou nesta terça, dia 7, que deixará o cargo. O ex-secretário da Agricultura disse que a decisão havia sido tomada antes mesmo de o Consecitrus ser formalizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

• Cade aprova criação do Consecitrus com restrições

Na primeira reunião da entidade ficou definido que no próximo dia 21 será formalizada a adequação do estatuto do Consecitrus para que sejam incluídos como membros com direito a voz e votos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus). As duas entidades se juntarão à Sociedade Rural Brasileira (SRB) como as representantes dos citricultores no Consecitrus. Pela indústria, a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) é a representante.

Após o processo de adequação do estatuto, que terá ainda a inclusão da Alicitrus, da União dos Produtores de Citrus (Unicitrus), da Cocamar e da Câmara Setorial da Citricultura como membros com direito a apenas voz, o documento será assinado e enviado ao Cade para aprovação.

– Na segunda etapa, as entidades indicam representantes do conselho deliberativo e indicam o novo diretor executivo, que não serei eu, e aí poderão rever os pontos do estatuto – explicou Sampaio.

Agência Estado