Diversos

João Doria e FPA anunciam criação do Salão Internacional do Agro

A comitiva do governador de São Paulo apresentou dados que medem a importância do setor para a economia do estado

Foto: Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria, participou nesta terça-feira, dia 23, de uma reunião com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e anunciou a criação de um Salão Internacional do Agronegócio no estado. A ideia, segundo Doria, é reunir produtores, compradores, cientistas e universidades para discutir o setor rural.

“Será uma grande oportunidade onde poderemos falar da desmistificação da criminalização da agropecuária, da nossa forma de consumir alimentos. A verdade tem que começar no solo de quem planta e terminar na mesa de quem come”, disse o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB – PR).

O governador de São Paulo, acompanhado dos secretários de estado de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, deu os créditos do evento à FPA. “Essa ideia nasceu aqui, dou o crédito integralmente a vocês e São Paulo abraçou esta ideia. Não haverá nenhuma interferência nos demais salões, eventos e exposições do agro brasileiro que já acontecem. Vamos trazer grandes compradores internacionais como China, EUA, Ásia e mercado europeu para virem ao Brasil e falarem diretamente com os produtores, tanto os cooperativados, como os da indústria do setor agro”, explicou.

A comitiva de Doria apresentou dados que medem a importância do setor para a economia paulista: 20% do PIB do agro vêm de São Paulo e o maior exportador de proteína animal do mundo é o Porto de Santos. Parlamentares aproveitaram para agradecer o apoio do estado à renovação do Convênio 100 – acordo em que os estados abrem mão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) nos transportes interestaduais de insumos agropecuários.

“Nós estamos completamente alinhados com o setor. Somos um governo desonerador. Não temos medo de reduzir os impostos quando necessário, sem comprometer o equilíbrio fiscal, para melhorar a condição também do agro. Fizemos isso recentemente, quando eliminamos o ICMS sobre as hortaliças lavadas e embaladas. Isso reduziu o preço do consumidor final e estimulou os micro, pequenos e médios produtores de hortaliças no interior do estado de São Paulo”, disse ele.

Nova call to action