Japão quer reunir ministros da Agricultura do G8 para discutir preços de alimentos

Encontro seria em outubro ou novembroO Japão planeja organizar antes do final do ano uma reunião dos ministros da Agricultura dos países do G8 (o grupo dos sete países mais desenvolvidos e a Rússia). A intenção é tentar buscar a solução para o aumento global dos preços dos alimentos.

? Gostaríamos de trocar pontos de vista para que os países posicionem firmemente a segurança dos alimentos como sua política ? disse nesta quinta, dia 21, o vice-ministro da Agricultura japonês, Toshiro Shirasu.

O Japão, que atualmente está na Presidência do G8, espera entrar em contato com os outros países do grupo – EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia. A reunião deve ocorrer em outubro ou novembro, segundo Shirasu.

Os ministros da Agricultura devem discutir o critério que deve prevalecer para continuar produzindo biocombustíveis, sem que isso represente limitações à quantidade de alimentos disponíveis para o consumo, segundo a agência local de notícias. Devem falar também sobre o estabelecimento de um sistema multilateral para o armazenamento de alimentos.