Diversos

Já pensou em adotar um animal de estimação? Que tal um cavalo?

Somente em 2018, mais de duzentos animais foram resgatados e levados ao abrigo de animais EPTC, que são tratados pela equipe especializada de veterinários, medicados e recebem alimentação apropriada

Foto: Pixabay

O serviço de recolhimento, remoção e guarda de animais administrado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação do estado do Paraná está mudando o destino de centenas de cavalos que sofreram maus-tratos e foram abandonados.

Somente em 2018, mais de duzentos animais foram resgatados e levados ao abrigo de animais EPTC, que ao chegarem no local são tratados pela equipe especializada de veterinários, medicados e recebem alimentação apropriada.

Na entidade existe ainda uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Todos os cavalos recolhidos após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para restabelecer seu contato com a natureza

Segundo a administração do abrigo, dos 22 animais que estão atualmente no local, 12 estão disponíveis para a adoção.  

Ainda de acordo os administradores, parte dos cavalos são retirados das ruas, ou apreendidos quando estavam sendo usados para puxar carroças e transportar cargas em áreas urbanas.

Mas o centro de acolhimento que já existe a 10 anos propõe regras rigorosas para aqueles que desejam adotar um companheiro de até meia tonelada.

Os interessados em adotar um dos cavalos devem comparecer no Atendimento ao Cidadão da EPTC com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No local, deverá ser preenchida uma ficha de depositário fiel que dará início a abertura no processo de adoção responsável.

O tempo de avaliação do pedido tem a duração média 40 dias. Outra forma de contato é por e-mail. Além disso é preciso comprovar que o próximo local de vivência do animal terá em média 3 hectares de área, e assegurar que o cavalo será usado apenas para atividades recreativas.

Para manter o controle sobre a saúde dos “quatro patas”, o abrigo faz a implantação de um microchip nos animais no momento da adoção. O novo tutor também recebe a visita de agentes do estado a cada seis meses para que seja comprovado o bem estar do cavalo.

No site da instituição, é possível saber mais informações do projeto e conferir a lista de documentos necessários caso queira realizar a adoção de um amigo de crina.