Indicadores da soja recuam em janeiro

Compradores esperam valores ainda menores e aguardam o recebimento do produto já negociadoCom o avanço da colheita de soja no Brasil, a disponibilidade de produto nos armazéns vem aumentando, de acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A liquidez está bastante baixa, diante da retração vendedora em face das quedas dos preços. Compradores, por outro lado, esperam valores ainda menores e aguardam o recebimento do produto já negociado.

Neste cenário, os preços da soja continuam em queda. A média ponderada da soja no estado do Paraná, refletida no Indicador Cepea/Esalq, teve queda de 7,2% em janeiro, indo para R$ 57,58 a saca de 60 quilos na sexta, dia 30 – aumentos pontuais foram verificados no final do mês.

O Indicador da soja Paranaguá Esalq/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados na modalidade spot, referentes ao grão depositado no corredor de exportação de Paranaguá, recuou 0,23% no mês, a R$ 61,03 a saca de 60 quilos. Este Indicador foi arbitrado em boa parte de janeiro, devido à baixa movimentação em Paranaguá.