Índia anuncia intenção de importar lentilhas do Brasil

País é o maior importador mundial de lentilhas e quer suprir a demanda local com o acordo

Fonte: Pixabay

A Índia pretende importar lentilhas do Brasil para suprir a demanda local e controlar a alta dos preços no país, disse o ministro de Alimentos e Consumo indiano, Ram Vilas Paswan, “O Brasil nos pediu para que enviássemos amostras de sementes”.

Recentemente, a Índia também assinou acordo com Moçambique, país da África, para adquirir 100 mil toneladas do grão este ano. Do Brasil, o país asiático já importa feijão em pequenas quantidades.

A Índia é o maior importador mundial de lentilhas e tem comprado o grão rico em proteínas para compensar o déficit na sua produção local. O governo, inclusive, pediu aos Estados indianos para que promovessem a semeadura da cultura, mesmo na safra de inverno, que começa no próximo mês.

No último dia 27, em coletiva de imprensa para falar sobre o resultados de sua missão pela Ásia, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou o forte interesse da Índia em importar lentilhas do Brasil.

Além disso, na semana passada, o ministro divulgou que a companhia indiana de defensivos United Phosphorus Limited (UPL) firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolvimento de variedades de lentilha a serem cultivadas no Brasil para exportação, cujos investimentos devem somar US$ 150 milhões. 

“O Brasil se prepara para ser o grande fornecedor de lentilhas para a Índia, que é o grande consumidor mundial. Em 2030, a demanda de lentilhas na Índia deve ser de 30 milhões de toneladas (…) e para isso foi feito um convênio com a Embrapa para a importação e aclimatação de sementes”, afirmou Maggi.