Incubadora tecnológica da Esalq gradua primeira empresa

AgroSafety atua em análises e monitoramento de pesticidasApós três anos de trabalho, a EsalqTec, Incubadora Tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, gradou nesta semana sua primeira empresa incubada, a AgroSafety Monitoramento Agrícola.

A EsalqTec opera desde 2006 no campus da USP, em Piracicaba, dando suporte a projetos de inovação tecnológica no agronegócio. Dos quatro projetos incubados em seu primeiro ano de funcionamento, hoje a incubadora abriga 12 empresas.

Segundo a Esalq, a graduação da AgroSafety, que atua em análises e monitoramento de pesticidas, simboliza o momento em que a empresa deixa a estrutura da incubadora e se insere definitivamente no mercado, tornando-se uma competidora real em seu segmento de negócios.

A EsalqTec funciona por meio de uma parceria entre Esalq, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em moldes do Centro de Incubadoras de Empresas do Estado de São Paulo (Cietec).

Na cerimônia de entrega de certificado e homenagens à AgroSafety também ocorrerá a entrega do Prêmio EmpreendeTec 2009, que condecorará profissionais, instituições ou empresas de destaque em inovação tecnológica.

A primeira edição do prêmio terá duas categorias de premiação. José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq entre 2003 e 2006, receberá o prêmio na categoria profissional. Na categoria instituição o premiado será o Cietec, uma das maiores incubadoras tecnológicas da América Latina.