IAC lança algodão vermelho na Agrishow

Instituto de pesquisa também lançou três variedades de milho nesta semanaO Instituto Agronômico de Campinas (IAC) lançou na Agrishow três híbridos de milho e dois de algodão. As variedades de algodão um de fibra colorida e outro de uma planta vermelha, que atrai menos pragas, chamaram atenção dos visitantes. As duas variedades de milho pipoca foram desenvolvidas para as condições climáticas do Brasil.

O Brasil é um dos maiores importadores de semente de pipoca no mundo, devido ao consumo de 80 mil toneladas anuais. As duas variedades de milho pipoca lançadas nesta semana são mais tolerantes a doenças e precisam de menos água que o milho comum. Também foi lançada uma outra variedade de milho comum com potencial de produção de 9 a 12 toneladas por hectare. O objetivo é oferecer uma opção para o pequeno produtor.

Outra novidade foi o lançamento de duas novas sementes de algodão. Um dos destaques é a planta vermelha, que está começando a ser cultivada no país. A planta é colorida, mas o algodão tem fibra branca. A vantagem é que a variedade atrai menos pragas. A outra variedade de algodão tem fibra colorida, precisa de menos química no tingimento.

Edição de Gisele Neuls