Nesta quinta, dia 22, é comemorado o Dia Nacional da Banana

Com 7 milhões de toneladas por ano, Brasil é o terceiro maior produtor mundial da fruta

A banana é a fruta mais popular do Brasil e a segunda mais consumida no planeta, perdendo apenas para a laranja. Ela é uma das mais comercializadas no país e com maior movimentação financeira. Além de lucrativa, a fruta também é rica em nutrientes e tem um dia nacional reservado para ela, 22 de setembro. As informações são da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

O Brasil ocupa a terceira posição como maior produtor da fruta – são 7 milhões de toneladas por ano, com participação de 6,9% na produção mundial, segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há mais de 125 países que cultivam a banana e, em em alguns casos, a fruta é a principal fonte de arrecadação e de geração de emprego e renda.

Um exemplo de quem vive do que ganha com a fruta é o agricultor familiar acriano Lázaro Júnior, 18 anos. Ele, o pai e a irmã têm 17 hectares na propriedade, no município de Manoel Urbano (AC), dedicados à plantação de banana-comprida, também conhecida como banana-da-terra, bastante típica na região. “Toda nossa renda vem do plantio da banana”, afirma o jovem.

Mensalmente, a família produz cerca de 10 toneladas da fruta para consumo próprio e também para vender em cidades como Manaus (AM) e Porto Velho (RO). São 35 mil bananeiras plantadas na propriedade, e Lázaro Júnior diz que contou com o auxílio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para alavancar a produção e, futuramente, partir para a exportação. “Estamos planejando isso.”

Em 2014, o Distrito Federal ficou com a primeira posição entre os melhores rendimentos na safra brasileira, com 29,5 toneladas por hectare – a média nacional foi de 14,7 toneladas. Em seguida, ficaram os estados do Rio Grande do Norte (27,7 toneladas), Paraná (23,9 toneladas) e Santa Catarina (23,3 toneladas).

Curiosidades

A banana é rica em fibras, potássio, vitaminas C, B1, B2 e B6, além de minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. A fruta possui compostos antioxidantes, como a dopamina e a catequina, e contém triptofano, que atua na produção de serotonina – que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Por ser rica em potássio, a fruta é indicada para baixar a pressão arterial. Dependendo do tipo da banana, ela ajuda a normalizar o intestino, além de “acalmar” o estômago e o sistema nervoso, sendo uma aliada na dieta.

Ela também pode ser usada como cosmético, uma opção, por exemplo, de hidratante natural para tratar pele e cabelos. As vitaminas e minerais da banana restauram a umidade perdida e reparam a pele danificada, cansada e seca. Até cerveja é feita com a fruta.

Tipos

Banana-da-terra (ou banana-comprida): boa para cozinhar, assar ou fritar.

Banana-prata: ideal para a preparação de vitaminas e comer in natura.

Banana-maçã: excelente para comer ao natural e fazer purês.

Banana-nanica: indicada para fazer bolos.

Banana-ouro: é a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.