Hong Kong retira barreira às carnes brasileiras

Comunicado do Ministério dá sequência a uma série de desembargos anunciados nos últimos dias

Após ter anunciado oficialmente o término da retirada do mercado de toda a carne brasileira procedente dos 21 estabelecimentos investigados na operação Carne Fraca, Hong Kong reabriu mercado à carne brasileira nesta terça-feira, dia 28. A informação foi confirmada Ministério da Agricultura, que ainda não deu maiores detalhes sobre o assunto.

O comunicado dá sequência a uma série de desembargos anunciados nos últimos dias. No final de semana, China, Chile e Egito também retomara importações de produtos brasileiros, com restrições apenas aos 21  frigoríficos envolvidos nas denúncias.

Vale ressaltar que Hong Kong é o maior mercado importador de carnes. Somente em 2016, movimentou US$ 1,84 bilhão. A China vem em segundo lugar, com US$ 1,75 bilhão dos embargos.

Confira a nota do Palácio do Planalto sobre a reabertura: 

“O Brasil recebeu hoje, com satisfação, a notícia de que Hong Kong reabriu o mercado para as carnes brasileiras. Com essa medida, todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos. 

Trata-se de uma vitória para o setor agroexportador brasileiro e um resultado importante logrado pelos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Itamaraty e do Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong. A reabertura reafirma a qualidade e a solidez do sistema sanitário nacional.”

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República