Hidroponia: técnica de cultivo reduz custos e aumenta produtividade

A técnica de cultivar plantas sem solo tem auxiliado agricultores de diversas culturas

Pixabay

A hidroponia deixou de ser um tipo de cultivo restrito a algumas verduras. O melhoramento genético tem feito com que mais plantas sejam cultivadas no sistema, que economiza água e não tem contato com o solo. Um evento realizado em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, teve o objetivo de tirar dúvidas e também mostrar as novidades da produção para quem trabalha na área.

O evento atraiu produtores de todas as regiões do Brasil, como Iris Roberto da Silva, do município de Perdizes, interior de Minas Gerais. O produtor deseja inserir o sistema de cultivo em uma estufa recém-construída em sua propriedade. “Plantar no campo é muito complicado, porque a perda é muito grande. Você tem que contar com o tempo”, diz.

Com o sistema de hidroponia, a boa produtividade passa a depender menos do clima e mais do produtor rural, o que exige um bom conhecimento técnico do sistema. O plantio não é feito no solo, e sim no sistema irrigado, o que permite a entrada de nutrientes.

O produtor Eduardo Miyayaciki deixou o plantio no campo há mais de 20 anos para usar o sistema de hidroponia, que ampliou o número de variedades de cultivo. Para o produtor, o custo é alto por causa da estrutura, mas é compensador pela grande produtividade por metro quadrado e outros cortes financeiros. “Uma economia de água e a mão-de-obra também. Então é um conforto até para o funcionário trabalhar. É coberto, não precisa abaixar e não toma chuva”, disse Miyayaciki.

Antes, a hidroponia era conhecida pela pouca variedade de cultivo, como a alface crespa e rúcula. Mas o melhoramento genético está permitindo o plantio de todas as folhosas. Além disso, possibilita a definição de características como tamanho, formato, resistência a pragas e doenças e intensidade das cores. O sistema de cultivo também está disponível para os produtores de alface americana, que exige maior equilíbrio dos nutrientes.

O pesquisador Aniello Antonio Cutolo Filho afirma que o cultivo da alface americana é mais complicado pela falta dessa tecnologia entre os produtores. “Nós desenvolvemos uma variedade com uma adaptação muito grande do sistema, e isso vai abrir o leque do produtor”, disse Custolo.

Segundo o diretor de marketing da Sakata, Paulo Koch, o uso da hidroponia aumentou em todas as regiões do Brasil, inclusive as que já eram tradicionais o uso da técnica, como Sul e Sudeste. “Uma parte da produção convencional migra para a hidroponia. Até nas fronteiras de produções que estão se abrindo, como Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, diz.