Governo do Uruguai anuncia congelamento de preços de três cortes de carne bovina

Na Feicorte, pecuarista uruguaio considera medida positiva e diz que beneficia classes mais pobresO governo do Uruguai fechou um acordo com a indústria frigorífica para congelar os preços de três cortes de carne bovina até o dia 31 de agosto. A medida vale para acém e paleta com osso (dianteiros) e coxão bola (traseiro) e visa conter o impacto do aumento dos preços dos alimentos no custo de vida da população.

O pecuarista Fernando Mattos, ex-presidente da Associação Rural do Uruguai, que participou do Congresso Internacional Feicorte, nesta quarta-feira, dia 18, considerou o acordo positivo. Ele explicou que a medida integra uma série de negociações com produtores, que abrange também setores como trigo e soja.

– Como existe uma pressão inflacionária, já que o Uruguai é exportador da maior parte dessas matérias-primas, o valor do mercado internacional está aquecido e essa paridade de exportação se transfere ao mercado interno gerando pressões inflacionárias.

Segundo Mattos, o acordo entre o governo e a indústria de frigoríficos não terá impacto significativo para o comércio de gado, sem prejuízos para os pecuaristas uruguaios, já que, conforme o pecuarista, a própria indústria.

– É correto. É um acordo voluntário, não vai ter incidência no preço do gado, mas vai favorecer classes mais pobres do Uruguai, que terão acesso a um produto mais econômico.

O governo do Uruguai informou ainda que vai continuar monitorando o mercado para avaliar a possibilidade de mais congelamentos.