Governo sinaliza com redução de 1 ponto percentual no juro do Plano Safra

Secretário de Política Agrícola afirma que ainda está sendo negociada com equipe econômica uma diminuição mais expressiva

Fonte: Mapa/divulgação

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz, disse nesta terça-feira,dia 8, que a equipe econômica sinalizou com a redução de 1 ponto percentual (p.p.) nas taxas de juros do Plano Safra 2018/2019, mas que a pasta trabalhará por uma queda maior. Na tarde de terça, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniu com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e com a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, para discutir o novo Plano Safra. 
 
Após a reunião, Vaz avaliou que a queda nas taxas dos empréstimos aos produtores rurais não poderá ser do tamanho que deseja o setor, que pede uma redução de 3 a 4 p.p., já que isso poderia comprometer o volume de recursos do plano. A expectativa é de que o novo Plano Safra seja anunciado no início de junho. “Temos um sinal de redução de 1 ponto percentual, mas percebemos que podemos conseguir mais e estamos trabalhando para isso. Vamos trabalhar para conseguir algo que seja bom para o produtor, sem comprometer a oferta de recursos e sem impactar além do possível o orçamento fiscal”, disse o secretário. 
 
No Plano Safra 2017/2018, anunciado no ano passado, a taxa para os grandes produtores era de 8,5%, e para os pequenos, de 7,5%. Vaz ressaltou que, com a trajetória de queda da taxa Selic e da inflação, uma redução de 1 p.p. seria “o mínimo”. “Se não conseguirmos nem 1 p.p. seria complicado. É o mínimo. Creio que, com a sensibilidade que todos têm para o setor rural, vamos chegar a um bom termo e poderemos anunciar um plano satisfatório até início de junho”, completou. 
 
O novo plano também deverá ter valor próximo aos R$ 188 bilhões fixados no ano passado. Desse montante, a expectativa da Agricultura é que cerca de R$ 150 bilhões sejam efetivamente contratados até o fim de junho.