Governo quer garantir mais crédito de investimento para agricultores familiares

Pronaf deve receber mais recursos e novos produtos devem entrar no programa de garantia de preçosPreocupado com a crise financeira, o governo federal estuda medidas para garantir mais crédito de investimento para os agricultores familiares. Diante da escassez de crédito, a intenção do Palácio do Planalto é tranqüilizar os agricultores.

Para isso, além dos R$ 10 bilhões antecipados para a agricultura empresarial, o governo quer garantir mais dinheiro também para as linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O volume de recursos ainda está em estudo, mas vai se somar aos R$ 6 bilhões anunciados no Plano Safra. E para dar mais segurança ao agricultor disposto a investir, o Ministério do Desenvolvimento Agrário promete estender o programa de garantia de preços a todos os financiamentos realizados a partir de julho deste ano.

? Os agricultores familiares brasileiros podem ter a certeza de que os financiamentos serão, na eventualidade de quebra de preço, assumidos em parte. Haverá um bônus entre a diferença do custo da produção e o preço de mercado que ele obtém. Esse bônus é o bônus do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar) ? afirmou o diretor de Financiamento e Proteção da Produção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadanin.

Mais produtos no programa de garantir de preços

O Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende ainda incluir mais produtos no programa de garantia de preços. A idéia é evitar perdas de renda para o agricultor na hora da comercialização. Entre os produtos que devem contar com o seguro de preços estão borracha, castanha do Brasil, produtos da carnaúba, juta e malva e sisal, ligados a chamada sociobiodiversidade. Além destes, também devem ser incluídos alho, amendoim, carnes de caprino e ovino, cebola, girassol, pimenta do reino, sorgo e triticale.

As medidas ainda estão sendo negociadas com a área econômica. Mas o Ministério do Desenvolvimento Agrário acredita que ainda este mês o Conselho Monetário Nacional aprovará a resolução, que deve trazer mais segurança aos agricultores.

Embora acreditem que não vão faltar créditos para a próxima safra, os agricultores familiares comemoraram as medidas.

? Nós fazemos a reivindicação desde 2007 quando entendemos que é necessário que o governo crie condições reais de sustentabilidade da agricultura familiar, ou seja, através de um seguro de clima ou preços, que chamamos de PGPAF, e também a inclusão de outros produtos como forma de abranger a todo o leque de ofertas da agricultura familiar ? afirmou o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.