Governo pede mais tempo para esclarecer imposto de importação de etanol

Preços dos etanóis anidro e hidratado registraram alta na última semana frente à anterior

Fonte: Canal Rural

A decisão a respeito da cobrança de imposto sobre a importação de etanol ainda não foi tomada porque o Ministério do Planejamento pediu prazo para esclarecer algumas dúvidas sobre o projeto, disse nesta segunda, dia 31, o deputado federal Alexandre Blady, de Podemos (GO). O parlamentar não disse quais pontos suscitaram questionamentos. 

O conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirou no dia 25 o assunto de pauta para discussão. Um manifesto divulgado por 21 entidades da indústria de etanol e de cana-de-açúcar defende que o governo federal fixe em 17% o imposto de importação do biocombustível, hoje zerado. A medida visa a proteger o setor produtivo nacional e fazer frente à escalada de importação do combustível dos Estados Unidos. 

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram forte alta na última semana frente à anterior, devido à demanda elevada. As valorizações são as maiores registradas nesta temporada 2017/18. 

O Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 1,3632/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) entre 24 e 28 de julho, elevação de 4,7% frente à semana anterior. Quanto ao anidro, a média foi de R$ 1,5133/litro (sem PIS/Cofins), significativa alta de 7,12% no mesmo comparativo. 

Conforme pesquisadores do instituto, a firme demanda das distribuidoras por etanol aumentou expressivamente os volumes negociados no mercado paulista. Esses agentes vinham comprando quantidades bastante pontuais, mesmo com a paridade favorável ao biocombustível em São Paulo. 

Nesse cenário, usinas que estavam ausentes do mercado spot mostraram interesse em participar das vendas e conseguiram preços maiores.