Governo do Paraná e ONU fazem parceria para ampliar aqüicultura

Estado possui 22 mil produtores de pescados e mariscos produzindo 17 mil toneladas por anoO representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) no Brasil, José Tubino, apresentou projeto de apoio à aqüicultura no Paraná ao governador Roberto Requião e ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Walter Bianchini. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, dia 14, no Palácio das Araucárias.

O objetivo é amparar a atividade dos 22 mil produtores de pescados e mariscos, dentro de marco legal e, nos próximos três anos, aumentar em 30% a produção, que hoje é de 17 mil toneladas por ano. O programa incentiva o aumento na produção sem degradar o meio ambiente e gera de mão-de-obra e renda. O projeto também prevê a legalização das atividades de pesca e de maricultura (cultivo de mariscos).

? Contamos, a partir de agora, com a simplificação dos licenciamentos o que permitirá regularizar a situação de todos os produtores do Estado. São instrumentos que fortalecem e profissionalizam essas atividades frente ao mercado consumidor ? disse Walter Bianchini.

De acordo com José Tubino, o Paraná poderá ser exemplo para o Brasil na área de aqüicultura.

? O Estado já é o celeiro agrícola e poderá ser o grande produtor de peixes e mariscos. Rios, barragens e o litoral se tornarão locais melhor estruturados, com qualidade reconhecida do produto e distribuição garantida ? afirmou.

De acordo com o secretário da Agricultura, Walter Bianchini, a participação da FAO no projeto de incremento à aqüicultura no Estado vem no momento certo, porque existe aumento na demanda do consumo de pescados.

? A FAO tem importante rede de unidades técnicas em vários países. Esta troca de experiência possibilitará melhorar o nível técnico dos nossos produtores.

Toledo, na região oeste, concentra a grande produção pesqueira do Estado, mas outros municípios começam a destacar, como Cafelândia e Nova Aurora, onde foi instalado um frigorífico com capacidade de armazenamento para cinco mil toneladas ao ano. A instalação de tanques de rede em águas federais, como o lago de Itaipu, também representará um salto na quantidade e na qualidade da produção.

Além da participação da FAO, a secretaria da Agricultura tem parceria com a Copacol, responsável pelo abastecimento de carne de frango em todo o País, e que usará a mesma estrutura para a distribuição de pescados. Em sua execução, o projeto terá o apoio das universidades estaduais e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, vinculada à Presidência da República.