Governo do Paraná lança programa de incentivo a práticas sustentáveis no campo

Objetivo é ajudar o agricultor a produzir com qualidade e reduzir custos de produção das lavouras com o uso racional dos agroquímicosO governador Beto Richa anunciou na segunda, dia 28, o programa estadual voltado às boas práticas no campo. Com o tema Plante seu futuro, a iniciativa busca conscientizar os produtores rurais para que adotem técnicas mais sustentáveis de plantio.

– Buscamos uma agricultura mais sustentável. Temos na agricultura a força da nossa economia, mas queremos uma produção mais racional, com menos custos e um ambiente mais sadio – afirmou Richa.

A campanha terá como tema a adoção de práticas de manejos integrados de solos e águas, de pragas, de doenças e de plantas invasoras, tecnologias de aplicação de agrotóxicos e controle de formigas cortadeiras. Só a aplicação dessas técnicas resolve de 80% a 90% os problemas de erosão e perda de solo fértil.

– Perdemos muito tempo no que se refere às práticas corretas em relação ao meio ambiente. É importante encorajarmos esta visão crítica e, acima de tudo, de cidadania, nas novas gerações – disse Richa.

O programa será lançado na primeira semana de novembro nos municípios de Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Coordenado pelo governo do Estado, a medida foi idealizada em parceria com várias entidades do setor, como a Faep e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), e também por órgãos como o Ministério Público.

Programa

O objetivo do programa é ajudar o agricultor a produzir com qualidade e reduzir os custos de produção das lavouras com o uso racional dos agroquímicos. Serão realizados seminários regionais para definir as tecnologias existentes e disponíveis mais eficazes para cada região do Estado.

Na sequência, acontecerão treinamentos para técnicos e produtores rurais sobre como colocar em prática os métodos que foram escolhidos de acordo com a área de plantio. Outras ações, como dias de campo e reuniões técnicas com agricultores, também estão previstas.