Diversos

Governo intensifica reuniões sobre transição

Bolsonaro vai se revezar esta semana entre Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Ele desembarca na terça-feira, 20, em Brasília, onde fica por três dias

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A pouco mais de um mês para o início do governo de Jair Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, se reúne com o secretário-geral do Gabinete de Transição, Gustavo Bebianno Rocha, no Palácio do Planalto. Padilha foi designado pelo presidente Michel Temer como o responsável por centralizar informações e fazer a interlocução com o novo governo.

Pelo lado presidente eleito, o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, já confirmado para a Casa Civil no futuro governo, coordena uma série de reuniões nesta segunda e terça-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A troca de informações com o atual governo começou no dia 5 de novembro. O grupo de transição, por parte de Bolsonaro, reúne 27 membros e os trabalhos foram divididos em 10 eixos temáticos, como desenvolvimento regional; ciência, tecnologia, inovação e comunicação; modernização do estado, economia e comércio exterior; cultura e esportes; Justiça, segurança e combate à corrupção; defesa e infraestrutura. Também há grupos que trabalham na produção sustentável, agricultura e meio ambiente; saúde e assistência social.

Viagens

Bolsonaro vai se revezar esta semana entre Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Ele desembarca na terça-feira cedo em Brasília, onde fica por três dias.

Um dos primeiros encontros de Bolsonaro na capital federal será, pela manhã, com o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Uma das propostas em análise pelo presidente eleito é incorporar parte da CGU ao Ministério da Justiça, pois assim ele acredita que será possível combater com mais eficiência a corrupção.

Haverá também em Brasília reuniões com o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, e representantes da Associação das Santas Casas do Brasil, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Esta semana, ele estará ainda com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Na quarta-feira, 21, há a previsão de o presidente eleito se reunir com os governadores eleitos e reeleitos do Nordeste. Já na sexta-feira, 23, o presidente eleito irá para São Paulo onde será submetido a uma bateria de exames, no Hospital Albert Einstein,  para a retirada da bolsa de colostomia. A cirurgia para remoção da bolsa está prevista para 12 de dezembro.