Governo dos EUA sacrifica 73,5 mil aves em fazenda parceira da Tyson Foods

Este é o primeiro caso do vírus de alta patogenicidade a atingir uma granja comercial em mais de um ano no país

Fonte: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou um caso de gripe aviária em uma fazenda parceira da Tyson Foods no Estado de Tennessee. Este é o primeiro caso do vírus de alta patogenicidade a atingir uma granja comercial em mais de um ano no país. No total, 73,5 mil aves foram abatidas no domingo, 5, para evitar que a doença se espalhe.

As investigações começaram depois que o Departamento de Agricultura de Tennessee foi notificado, na sexta-feira,dia 3, de que várias aves estavam morrendo em uma fazenda que produz frangos para a Tyson, no condado de Lincoln. 

“Diante do escopo atual, não esperamos interrupções no nosso negócio de frango”, disse um porta-voz da Tyson, a maior empresa de carnes dos EUA em vendas. Ele afirmou também que todas as plantas da empresa estão operando sob medidas rigorosas de segurança por causa de incidentes de gripe aviária em 2015. 

A cepa detectada foi classificada como H7, diferente da que causou um surto em 2015, disseram autoridades. Na época, o setor sofreu um prejuízo de US$ 386 milhões com a queda das exportações de aves e ovos, uma vez que diversas nações começaram a restringir os embarques dos produtos norte-americanos. 

Na ocasião, o surto, considerado o pior do setor desde a década de 1980, foi creditado à cepa H5N2, uma combinação de um vírus mortal que se originou na Ásia com cepas norte-americanas, de acordo com cientistas. Fonte: Dow Jones Newswires.