Governo do Distrito Federal regulamenta uso de lixo orgânico como fertilizante agrícola

Serviço de Limpeza Urbana irá produzir o adubo e doá-lo a agricultoresOs mais de 19 mil produtores rurais do Distrito Federal ganharam um aliado na busca por um solo mais fértil. O governador José Roberto Arruda assinou nesta semana o Termo de Ajustamento de Conduta que garante e regulamenta o uso do lixo orgânico como fertilizante agrícola, produzido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O adubo será doado aos agricultores.

Mensalmente, o SLU tem capacidade para produzir seis mil toneladas de composto orgânico, resultado da coleta do lixo de cozinhas e jardins. Para receber o adubo, o produtor rural precisa de uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no DF. Plantações localizadas em área de proteção ambiental não podem usar o fertilizante.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilmar Luís da Silva, a assinatura do acordo atende ao anseio dos agricultores em voltar a receber o adubo produzido pelo SLU. O termo assinado em conjunto com a Superintendência Regional do Ibama permitiu a retomada da produção.

? No ano passado, distribuímos 50 mil toneladas de composto. Mas, o serviço precisou ser suspenso por falta de autorização ambiental no final de 2007 ? afirmou Silva.

A agricultora Joana Darc comemorou a assinatura do documento. Moradora da Colônia Agrícola de Samambaia, ela produz milho e mandioca.

? O composto do SLU é natural, não tem resíduos químicos. Além de melhorar a produção rural, reaproveita o lixo ? comentou.