Gado da Ilha do Bananal será vacinado contra aftosa

Governo de Tocantins quer imunizar cerca de três mil cabeças pertencentes às comunidades indígenasA partir do dia 11 de setembro, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Tocantins (Adapec) entrarão na Ilha do Bananal para fazer a vacinação contra a febre aftosa de cerca de três mil cabeças de gado pertencentes às comunidades indígenas. A decisão foi tomada nesta segunda, dia 1º, em reunião entre representantes da Adapec, Procuradoria da República, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Polícia Federal.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, a medida tem grande importância, pois garante a sanidade do rebanho, em especial o da Ilha do Bananal, que é imunizado uma vez por ano por se tratar de uma localidade com características físicas e geográficas diferenciadas das demais regiões do Estado.

? Os animais terão que ser imunizados em caráter de urgência para que não fiquem vulneráveis ? afirmou Camêlo, acrescentando que assim como as demais vacinações já realizadas na Ilha, a vacina utilizada para imunizar o rebanho das comunidades indígenas será custeada pela Adapec.

Durante a reunião, ficou definido ainda que a Funai fará a relação de criadores que ainda mantêm rebanho na terra indígena, para que o Ministério Público faça a expedição de ordem de desocupação forçada, que deve ocorrer até o dia 15 de setembro. E assim como prevê a IN do Ministério da Agricultura nº 44, os animais que não receberem a vacina contra aftosa, estarão passíveis de rifle sanitário (sacrifício) e os proprietários a pagarem multa de R$ 5,56 por cabeça.

O presidente da Adapec ressalta que as equipes de fiscalização da Agência continuarão a postos para evitar a saída dos bovinos da Ilha sem a imunização contra a aftosa.

? É imprescindível que todo o rebanho receba a vacina antiaftosa. Não podemos permitir que o trabalho de mais de uma década seja colocado em xeque ? reforça Camêlo.

Segundo o delegado regional da Adapec de Formoso do Araguaia, Ramiro Nieto, a expectativa é que o rebanho dos indígenas seja imunizado em cerca de 10 dias. Para isso, serão enviadas duas equipes de profissionais da Agência.

Dados

Cercada pelos rios Araguaia e Javaés, a Ilha do Bananal está localizada na região sudoeste do Tocantins. É a maior ilha fluvial do mundo, com uma área aproximada de dois milhões de hectares.