Diversos

Funrural: bancada ruralista negocia nova prorrogação de prazo

De acordo com o deputado federal Jerônimo Goergen, Frente Parlamentar da Agropecuária apoia extinção do passivo da contribuição, mas, por enquanto obteve mais tempo para negociar

plantinhas com dinheiro
Foto: Pixabay

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) afirmou que conseguiu o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para a extinção do passivo do Funrural. Enquanto isso não ocorre, a bancada ruralista conseguiu costurar a prorrogação do prazo de adesão ao programa de refinanciamento. O texto ainda não foi concluído e assinado, mas a expectativa é de que o governo federal publique ainda nesta semana uma nova medida provisória estendendo a data para a metade ou fim de 2019.

Até que o novo texto seja publicado, continua valendo a data de adesão até 31 de dezembro.

Segundo Goergen, a bancada fechou posição em reunião nesta terça-feira, dia 11, e vai votar a favor do Projeto de Lei 9252/2017, de autoria do parlamentar gaúcho, que acaba com as dívidas da contribuição. O deputado também afirmou que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, deu aval para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocar a proposta em votação no plenário da casa.

A expectativa é de que o projeto seja votado ainda nesta semana. Mesmo assim, faltaria a votação no Senado para, então, ir à sanção presidencial. Para evitar problemas, com o fim do prazo de adesão à renegociação de dívidas do Funrural em 31 de dezembro, o deputado articula a edição de uma nova medida provisória para estender a data por alguns meses até o Congresso ter tempo de finalizar a aprovação do PL 9252/2017.