Frutal Amazônia é vitrine para produtores e oportunidade de negócios

Exposição reúne produtos da fruticultura, floricultura e agroindústria brasileiraA partir desta quinta-feira, dia 26, até domingo, dia 29, a cidade de Belém (PA) ficará movimentada por conta da Frutal Amazônia, evento que reúne produtos da fruticultura, floricultura e agroindústria brasileira. A expectativa deste ano é que o evento receba 32 mil visitantes e que sejam gerados cerca de R$ 40 milhões em negócios.

O evento conta com uma feira de produtos e serviços para a fruticultura, uma feira para a floricultura (8ª Flor Pará), encontro de negócios organizado pelo Sebrae e processo de qualificação técnica. Durante a semana também haverá cursos, painéis, seminários e palestras sobre melhorias tecnológicas e de boas práticas de processamento de produtos na região.

? Produtores apoiados pelo Sebrae vão expor mandioca, cacau, açaí, mel e artesanato. As frutas da Amazônia vão estar expostas em forma de sucos regionais, polpas, in natura e beneficiadas como doces, tortas, cremes e balas ? conta a gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae/PA, Carmélia Oliveira.

A Rodada de Negócios, que é organizada pelo Sebrae/PA, contará com a participação de dez empresas âncoras e 80 empresas ofertantes da Amazônia Legal. Em 2007, a Frutal Amazônia reuniu 278 empresas expositoras. A rodada de negócios, juntamente com a feira, resultou em R$ 39 milhões em negócios. O evento contou com a presença de 1,3 mil produtores de 20 Estados, além de 811 produtores da agricultura familiar.