Fraude: polícia identifica quase 7 mil pedidos de seguro-defeso em cidade sem pescadores

Operação da Polícia Federal prende servidor público de Caxias do Sul (RS) que teria desviado mais de R$ 20 milhões com requerimentos falsos

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

A Polícia Federal deu início a uma operação em Caxias do Sul (RS) nesta quarta-feira, dia 25, para reprimir fraudes na concessão de seguro-defeso. As investigações tiveram início a partir de um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que identificou 6.988 requerimentos de seguro-desemprego nessa modalidade, concedida a pescadores artesanais que são impedidos de exercer sua atividade econômica em períodos em que a pesca é proibida. O detalhe é que não há pescadores artesanais em Caxias do Sul.

Na operação, batizada de Timoneiro, foi preso um servidor do MTE lotado na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Caxias. Segundo informações da PF,  o esquema criminoso desviou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos, inserindo dados falsos nos registros cadastrais de requerimentos do seguro-defeso.

O funcionário, diz a polícia, fazia alterações indevidas em dados cadastrais, já que possuía senhas que permitiam acesso a registros de cidadãos em diversas outras regiões do país. Mais da metade dos saques dos valores desviados, inclusive, foram levantados no Amapá.