Diversos

França não assinará acordo entre Mercosul e União Europeia, diz ministra

Itamaraty informou que até o momento não há registro formal de oposição ao tratado, mas apenas declarações informais de alguns funcionários do governo europeu

A ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, afirmou nesta terça-feira, 8, durante entrevista para uma televisão que o país não poderá assinar o  acordo entre Mercosul e União Europeia “nas atuais condições”.

“Nós já dissemos claramente que (o Brasil) é um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. Não podemos assinar o acordo comercial com o Mercosul nessa condição”, disse.

Em setembro, parlamentares do Conselho Nacional da Áustria aprovaram uma  resolução obrigando o governo do país a vetar, nas instâncias europeias, o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Ainda que tenha sido apresentada e aprovada no subcomitê de assuntos da UE do Parlamento austríaco, a proposta é vinculante – ou seja, enquanto vigorar, tem de ser seguida pelo governo federal – e não precisa mais passar pelo plenário da Casa.

Em nota, o Itamaraty informou que até o momento não há registro formal de oposição ao acordo entre Mercosul e União Europeia, apenas declarações informais de alguns funcionários de governos europeus.

“Tendo em vista o cumprimento das metas do Brasil no Acordo de Paris e o compromisso com a preservação e o emprego sustentável de nossa floresta, não há razão para que não sigamos no acordo”, disse.

A pasta afirmou ainda que a expectativa é que o acordo gere US$ 9,9 bilhões às exportações do Brasil para a União Europeia, segundo cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com aumento de 23,6% nas exportações em dez anos.

Nova call to action