RS: fórum debate problemas do setor de uva e vinho

Produtores e representantes de diversas entidades ligadas à vitivinicultura discutirão dificuldades e soluções durante o 2º Fórum de Debate em Monte Belo do Sul

Fonte: Divulgação

A Câmara Municipal de Monte Belo do Sul e o Parlamento Regional da Serra Gaúcha realizam nesta sexta, dia 6, o 2º Fórum de Debate Vitivinícola em Monte Belo do Sul (RS). Produtores e representantes de diversas entidades ligadas ao setor se reúnem para discutir as principais dificuldades na produção e comercialização de vinhos e suco de uva, bem como os principais desafios da vitivinicultura gaúcha.

Essas informações serão apresentadas pelos painelistas Marcos Zanus, pesquisador e chefe-geral da Embrapa; Carlos Paviani, diretor executivo do Ibravin; Márcio Ferrari, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (Sintrafar); e Gelson Pedrutti, diretor executivo do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto da Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sinvinho-RS).

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (foto acima), o objetivo é identificar os principais problemas e desafios do setor. “A produção de uva e vinho é uma atividade tradicional e fonte de renda para milhares de produtores rurais no estado. O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional de sucos e vinhos, e a Serra Gaúcha representa 90% da produção no estado. Por isso precisamos cobrar do governo, alternativas de enfrentamento dos principais gargalos que afetam o setor.”

Um documento será elaborado e assinado com o objetivo de buscar nos órgãos federais e estaduais soluções que fortaleçam a cadeia produtiva da uva a curto, médio e longo prazo. O evento começa às 13h30, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Pedro Migliorini, em Monte Belo do Sul.