Diversos

‘Fiscais não devem multar indiscriminadamente’, diz Tereza Cristina

Durante a transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira, dia 6, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, criticou o excesso de multas e de fiscalização indevidas feitas por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aos produtores rurais.

Questionada por Bolsonaro sobre como são feitas essas fiscalizações, a ministra sugeriu que fosse criado um protocolo para evitar multas indevidas. “Muitas vezes o produtor rural é multado injustamente. Algumas multas multas ocorrem de acordo com a vontade de cada fiscal. Precisamos saber de um protocolo sobre o que deve ser multado, já que algumas multas devem mesmo ser aplicadas. No entanto, não se pode sair multando indiscriminadamente”, contou.

Segundo ela, a poluição e os danos provocados ao meio ambiente são mais expressivos entre a população urbana. “Queria entender por que essa pecha de grande vilão do meio ambiente que cai sobre o homem do campo”, questionou.