Final de semana será de geada no Rio Grande do Sul e no Paraná

Massa de ar polar deve afetar o milho recém plantado no noroeste gaúcho

Fonte: Carlos Filho/Arquivo Pessoal

A Primavera começa no próximo dia 23, mas quem vai mostrar as caras neste fim de semana é o inverno. Por conta do fenômeno El Niño, as temperaturas ficaram acima da média em várias regiões do Centro-Sul do Brasil. São Paulo teve o segundo mês de agosto mais quente da história e praticamente não foram registradas geadas nas lavouras do Sul do país até agora. No entanto, neste fim de semana, a entrada de uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas e geadas poderão ser registradas no sábado, dia 12, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

ssa geada pode afetar principalmente as pastagens, o fumo, frutas, trigo e até mesmo o milho recém plantado no noroeste gaúcho.

– A região tem apenas 4% das áreas plantadas e o frio intenso pode prejudicar as lavouras – afirma o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos.

Em Francisco Beltrão, no Paraná, a mínima prevista para o sábado é de apenas 3 graus, mas como teremos mais instabilidades a chance de geada é menor.

Na sexta, dia 11, a queda da temperatura máxima, normalmente registrada à tarde, já será acentuada. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul a máxima não vai passar dos 12 graus e no oeste e sul de Santa Catarina a máxima vai ficar em torno dos 10 a 15 graus.

No entanto, será na madrugada do sábado que o declínio será ainda mais acentuado trazendo o pesadelo da geada para as lavouras de alguns trechos do sul do Brasil bem no final da estação.