Feiras e Eventos

Feira agropecuária na França promove ‘Olimpíada’ das máquinas agrícolas

Tecnologia que acaba com até 98% das plantas daninhas, máquina que retira fezes do gado e muito mais; confira o que o Canal Rural viu de mais inovador

SIMA
Foto: SIMA/divulgação

Em viagem à Paris, na França, o Canal Rural preparou uma série de reportagens especiais sobre o agronegócio do país que mais atrai turistas em todo o mundo. A nossa equipe foi visitar o Salão Internacional de Máquinas Agrícolas, mais conhecido como SIMA. O evento, que existe há 97 anos, contou com a participação de 42 países.

“Olimpíada” das máquinas agrícolas

Durante o evento, cerca de 1.800 empresas disputaram em uma espécie de Olimpíadas das máquinas agrícolas. O principal quesito avaliado foi a inovação que a tecnologia pode trazer ao campo.

Em primeiro lugar, a grande campeã foi uma máquina onde os pneus são envolvidos por uma esteira criado para diminuir a compactação do solo. Além disso, a máquina também possui uma parte frontal que pode ser levantada e facilita manobras na lavoura. 

Produção de orgânicos cresce 13% na França

A produção de alimentos orgânicos tem crescido cada vez mais. A área destinada à produtos livre de agroquímicos na França cresceu 13,4% em apenas um ano,  atingindo 1,7 milhões de hectares em 2017.

Pensando nisso, uma empresa criou uma ferramenta que controla automaticamente plantas invasoras na lavoura. A tecnologia substitui a aplicação de herbicidas e pode remover até 98% de plantas daninhas.

Do tamanho de Minas Gerais, França é a maior produtora de carne bovina da Europa

Apesar de ter o território do tamanho de Minas Gerais, a França é a maior produtora de carne bovina da Europa, com sete milhões de cabeças em 2017. O investimento em bem-estar animal também é um dos motivos que faz com que os franceses atinjam o resultado.

Diante deste cenário, o pecuarista tem apostado principalmente em tecnologias que facilitam a qualidade de vida dos animais nos confinamentos. Uma das novidades da feira agropecuária é a máquina que retira as fezes do gado automaticamente e permite a acumulação do material para utilização como fertilizante.

Além da ferramenta alterar a velocidade do trabalho no chão, para não se chocar com a pata dos animais, ela evita contaminação e acidentes com o rebanho. 

Startups francesas fazem intercâmbio de informações com o Brasil

Um bastão que é enterrado junto com os grãos para medir a temperatura diária do produto e uma ferramenta que utiliza o histórico do produtor rural para auxiliar na aplicação de defensivos e controlar estoque de sementes e insumos. Estas são algumas das tecnologias que devem chegar ao Brasil ainda este ano. Isso porque startups francesas estão de olho no mercado brasileiro. Algumas, inclusive, devem fazer um intercâmbio de informações com apoio da embaixada da França no Brasil.

A ideia é trazer ao Brasil algumas ferramentas que já estão sendo desenvolvidas ou amadurecidas pelos franceses. Uma cooperativa daqui, por exemplo, estava pensando em desenvolver uma plataforma, mas descobriu uma startup francesa que possuía o mesmo sistema. Pensando nas vantagens, a empresa entendeu que vale mais a pena fazer alguns ajustes e adaptar a solução ao clima tropical do que começar a tecnologia do zero.