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De olho no pequeno produtor, Megaleite 2019 é lançada durante a ExpoZebu

Evento que ocorre entre os dias 19 e 22 de junho quer atrair a participação de pequenos produtores e tem ação exclusiva direcionada às mulheres do campo

Presidente da Associação dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, durante o lançamento da Megaleite 2019. Foto: Fábio Santos/Canal Rural

Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, dia 29, durante a ExpoZebu, a 16ª edição da Megaleite. Em entrevista dada ao Canal Rural na cidade de Uberaba (MG), o presidente da entidade, Luiz Carlos Rodrigues, disse que o evento de 2019 será marcado pela democratização do público.

“Nosso desejo é que possamos fazer caravanas para levar o pequeno produtor para ver de perto como funciona uma grande exposição e entender o que significa 30 anos do que um produtor associado é capaz de fazer. Será uma exposição ainda mais democrática, pois queremos atrair a todos”, falou.

Com a temática “A melhor genética leiteira conquista o mundo”, a Megaleite 2019 vai reunir cerca de 1.800 animais das raças girolando, gir leiteiro, holandês, guzerá e jersey.

“Eu vejo um momento ímpar para a raça girolando, até porque vemos que o país está tomando um rumo diferente com pensamento mais otimista. Neste ano nós teremos mais leilões e me alegro em dizer que todos os espaços já foram vendidos, o que indica que as empresas estão acreditando no setor”, completou Rodrigues.

Valorização das mulheres

Uma novidade da Megaleite 2019 será o encontro de produtoras rurais comandando pela diretora da instituição Magnólia Martins. “As mulheres vêm exercendo funções estratégicas e são responsáveis pela tomada de decisões de várias propriedades rurais e entidades do setor. Apesar dos desafios, que temos de vencer todos os dias, estamos empenhadas em contribuir para a evolução do setor. Este encontro será o momento para debatermos os desafios das mulheres e aprender com a experiência de cada uma”, contou.

A Megaleite ocorre entre os dias 19 e 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A expectativa é de que a exposição consiga bater os números de 2018, quando foram negociados cerca de R$ 25 milhões.