Diversos

Federação da Agricultura de SP emite nota em apoio ao Plano Safra

A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) avaliou que o Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020 apresenta inovações e novas diretrizes “que visam garantir maior capacidade de investimento, proteção e melhoria de renda”, afirmou. Em nota, a Faesp elogiou o retorno do financiamento da assistência técnica, inclusive aos pecuaristas, além de recursos para financiar a construção de casas rurais, novas fontes de recursos e proposta para modificação na afetação do patrimônio para destravar o acesso ao crédito.

“A afetação do patrimônio é uma importante inovação apresentada, pois elimina importante trava na concessão de crédito aos produtores, ao permitir o desmembramento do imóvel rural como garantia”, diz a Faesp.

A entidade criticou, entretanto, o aumento das taxas de juros médias de custeio e investimento, que serão mais altas, em média, 1 ponto porcentual, passando de 7% para 8%.

Já a alocação de R$ 1 bilhão para a subvenção ao prêmio do seguro rural foi qualificada como “um dos grandes avanços” do Plano Safra 2019/20. “Ao lado da MP que pretende ampliar as fontes de financiamento, com a possibilidade de emissão de títulos de CPR com correção cambial, essas medidas visam aumentar a captação de recursos privados para o crédito agrícola, elevar a concorrência e reduzir o custo do dinheiro emprestado ao produtor.”