Fazendas dos EUA estão contaminando a água potável de áreas rurais

O esterco dos animais, por exemplo, tem nutrientes que pesquisadores associam a defeitos congênitos, problemas de tireoide, câncer e uma condição potencialmente fatal em bebês

Torneira em fazenda dos EUA
Foto: Pixabay

As fazendas dos Estados Unidos, embora mais produtivas do que nunca, estão poluindo a água potável para norte-americanos que vivem em áreas rurais. Entre os fatores que produzem contaminantes: menos propriedades mais intensamente trabalhadas, vacas maiores e produtos de culturas em rotação. Agricultores e seus defensores dizem que os EUA precisam equilibrar as preocupações ambientais com a segurança alimentar.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), um em cada sete cidadãos do país bebe água de poços privados. As concentrações de nitrato aumentaram significativamente em 21% das regiões em que os pesquisadores da USGS testaram as águas subterrâneas de 2002 a 2012, em comparação com os 13 anos anteriores. Os maiores aumentos foram nas áreas agrícolas. Amostragem mais recente mostra que o padrão continua, a uma taxa potencialmente maior.

Enquanto isso, mais de 16% das águas subterrâneas de poços amostrados entre 2002 e 2012 superaram o limite federal de nitrato de 10 partes por milhão, em comparação com 12% nos anos 90. A porcentagem acima do limite caiu ligeiramente nos poços amostrados após 2013, mas permaneceu elevada.

O esterco também contribui: contém nutrientes como nitratos que os pesquisadores associaram a defeitos congênitos, problemas de tireoide, câncer e uma condição potencialmente fatal em bebês.