Fazenda no Sul é a primeira do país a ter rebanho bubalino livre de brucelose e tuberculose

Certificado à propriedade, lozalizada no Rio Grande do Sul, foi entregue nesta sexta-feira, dia 27, pelo Ministério da AgriculturaUma fazenda da região Sul é a primeira do país a ser identificada como livre de brucelose e tuberculose no rebanho bubalino. O certificado foi entregue nesta sexta-feira, dia 27, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A propriedade fica em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. O produtor rural Erizolei Oliveira da Silva iniciou a criação há 14 anos. Para conseguir o certificado, investiu R$ 12 mil em quatrocentos búfalos da raça mediterrâneo.

? O retorno disso vem com o tempo. Aqui na propriedade temos toda a tranqüilidade de tomar o leite e comer a carne sem nenhuma preocupação em relação à questão sanitária ? conta.

Há três anos, o Ministério da Agricultura certifica as propriedades rurais livres de brucelose e tuberculose. Para os criadores, as doenças representam uma redução na produtividade do rebanho. Elas também são uma ameaça para quem trabalha com o gado e consome o leite de búfala. A identificação é válida por um ano e depois precisa ser renovada pela fazenda.

? É preciso realizar uma série de exames ? explica o diretor técnico do Mapa José Severo.

No caso da brucelose é exigido que o animal passe por um processo de vacinação. Também é necessária a “tuberculinização” dos animais, conforme Severo, até que toda a criação esteja livre da doença.

O certificado facilita o trânsito de animais, que podem se deslocar sem a necessidade de fazer novos testes de sanidade. Também é uma garantia para quem pretende ampliar o mercado para fora do país.