Fabricantes esperam alta nos juros do Finame

Mas presidente da John Deere diz que alta dos juros não deve prejudicar venda de máquinasOs fabricantes de máquinas agrícolas aguardam para os próximos dias uma definição sobre a nova taxa de juros do Finame, principal linha de financiamento utilizada pelos produtores rurais na compra dos equipamentos. A informação é do presidente da John Deere do Brasil, Paulo Hermann.

Herman disse que a possibilidade de aumento na atual taxa a partir de janeiro é real. Atualmente a taxa de juros do Finame está em ​4,5% para pequenos e médios produtores e em 6% para grandes produtores. 

– Achamos que vai ficar igual ou um pouco maior. De qualquer forma, como a rentabilidade da soja continua em bons patamares, os prazos são longos e os juros fixos, é possível que o produtor absorva uma eventual mudança, declarou o executivo.

O presidente da John Deere minimizou a queda nas vendas que as principais fabricantes vêm registrando em 2014, na comparação com o ano passado. Paulo Hermann confirmou que a redução pode ficar entre 8% e 10%, mas destacou que o motivo foi o comportamento excepcional do ano passado que, segundo ele, com certeza não vai se repetir nem mesmo em 2015.

– O resultado deste ano será acima da média dos últimos cinco anos, o que é muito bom. Será o segundo maior resultado da história deste segmento, menor apenas que o volume de vendas registrado em 2013. 

Sobre as demissões efetuadas pela companhia na fábrica de Horizontina, no mês de outubro, Hermann disse que o motivo foi o ajuste da produção adequada ao cenário deste ano. Ele destacou que para atender a demanda recorde de 2013 foram contratados muitos temporários e que não foi possível manter a estrutura da época. Para 2015, o executivo prevê repetir o desempenho deste ano, o que não justificaria recontratar as equipes.