Expozebu lança produtos de tecnologia digital

Dados e imagens dos animais que disputam campeonatos podem ser vistos em qualquer aparelho celular com acesso à InternetInternet e telefonia celular combinam com agronegócio e a maior feira de gado zebuíno do mundo, a Expozebu, realizada em Uberaba, Minas Gerais, é uma prova disso. O evento serve para testar e lançar novos produtos que tornam mais fácil o acesso às grandes estrelas do rebanho brasileiro.

A criação de gado está usando cada vez mais a tecnologia digital. Este ano, por exemplo, os resultados dos julgamentos que acontecem na pista central podem ser acessados na hora pelo celular.

Também é possível ver na tela dados, genealogia e até fotos dos animais que disputam os campeonatos. Basta ter um aparelho com acesso à Internet e a consulta pode ser feita em qualquer lugar do planeta. A equipe da Associação Nacional dos Criadores de Zebu (ANCZ) desenvolveu páginas especiais, que podem ser lidas nos navegadores dos telefones.

? Hoje todo mundo tem acesso WAP, GPRS e outras tecnologias, que estão bem evoluídas. O pessoal está se familiarizando e então vamos criando facilidades para ele ter uma comodidade a mais. Ele está ali na mesa acompanhando o julgamento e não precisa levantar, ir até o balcão para buscar uma informação ? afirma o programador Flávio dos Santos.

Outra novidade é o banco de ofertas de animais, que funciona como os classificados de um jornal, só que pela Internet. Quem tem gado para vender entra na página, paga uma pequena taxa e escreve o anúncio. Pode colocar fotos, vídeos e até a árvore genealógica.

? Quem vai cadastrar o anúncio é o nosso associado da ABCZ. Agora, o acesso pode ser feito por qualquer pessoa, pessoa física ou jurídica. Ela pode acessar o site e dispor de todo o material que estiver lá ? garante o assistente de marketing, Sayonara Martins.