Exportações puxam preço do frango para cima

Em julho, o volume embarcado foi recorde para o período com 409,8 mil toneladas

Os preços carne de frango estão fechando agosto em alta. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada (Cepea), os valores têm sido impulsionados basicamente pelo bom desempenho das exportações nos últimos meses, principalmente em julho, quando atingiu volume recorde para o período de 409,8 mil toneladas. 

No Estado de São Paulo o valor do frango congelado ficou em R$ 3,50/Kg em média, uma variação de 4,79% no mês. O frango resfriado na mesma região teve preço médio de R$ 3,50/Kg, uma variação de 5,11%. 

Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, as cotações médias do mês estão inferiores, em termos reais. Quanto às exportações, o maior volume enviado ao mercado externo nos últimos meses tem começado a reduzir a disponibilidade de carne no Brasil. 

Dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que, em agosto (até a terceira semana do mês), a média diária de carne de frango in natura embarcada estava em 16,4 mil toneladas, 7,8% menor que a de julho/2015  quando foi registrado 17,8 mil toneladas/dia, mas 14,4% acima da de agosto/2014, quando havia 14,4 mil toneladas/dia. 

Caso esse desempenho seja mantido, até o final de agosto, terão sido embarcadas 345 mil toneladas do produto, a terceira maior quantidade de 2015, atrás das de junho e julho e recorde da série da Secex para um mês de agosto. Com isso, as exportações no acumulado do ano (janeiro a agosto) totalizariam 2,5 milhões de toneladas, 7,3% a mais que em igual intervalo de 2014.