Exportações do Brasil crescem acima da média mundial

No último ano, o crescimento das vendas ao exterior foi o 6º mais expressivo entre os 30 maiores exportadores do mundo, superando países como Estados Unidos e China

Fonte: Divulgação: GOV SP

A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou nesta quinta-feira, dia 12, o relatório “Trade and Statistics Outlook”, segundo o qual o Brasil ampliou sua participação nas exportações mundiais em 2017. No último ano, o crescimento das vendas brasileiras ao exterior foi a 6º mais expressivo entre os 30 maiores exportadores do mundo, superando países como Estados Unidos, China e Alemanha.

O documento mostrou que, em valores, as exportações brasileiras cresceram 17,5% em 2017, acima da média mundial, após cinco anos de queda. O resultado também refletiu na ampliação da participação brasileira nas vendas mundiais, que passou de 1,16%, em 2016, para 1,23% do total, em 2017.

No informe do ministério, a safra agrícola recorde, o crescimento da produção de petróleo, o desempenho favorável das exportações de bens manufaturados, como do setor automotivo, também foram apontados como os responsáveis pelo crescimento das exportações.

Em 2017, a indústria brasileira exportou 791 mil automóveis e veículos de cargas para 83 países diferentes, crescimento de 40% em relação a 2016. O relatório também demonstra que o comércio mundial apresentou o maior crescimento em volume em seis anos, com uma expansão de 4,7% em 2017.

Por meio de comunicado, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, atribuiu o resultado a medidas que facilitam o comércio exterior, como a agenda de acordos comerciais e a implementação do Portal Único, que reduz em 40% os prazos de exportação e importação.