Exportação de suco de laranja cresce 30% em 2018

Analisando apenas os embarques para os Estados Unidos, o desempenho está 68% melhor

Fonte: Pixabay / Divulgação

O encerramento da safra 2017/2018 se aproxima e as exportações brasileiras de suco de laranja em equivalente concentrado continuam em alta. Conforme colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário está atrelado à maior produção no cinturão citrícola, formado por São Paulo e pelo Triângulo Mineiro, nesta safra e ao aumento da demanda internacional, principalmente por parte dos Estados Unidos.

Os embarques a todos os destinos vêm registrando aumentos mensais consecutivos desde o início da temporada, em julho de 2017. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os envios parciais aos EUA já registram alta de 68% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 256,2 mil toneladas de suco.  

À União Europeia, as exportações de suco de laranja totalizaram 601,1 mil toneladas, aumento de 22% em relação à parcial do ano passado.

Os embarques para todos os destinos, por sua vez, aumentaram 29% em relação à parcial de 2016/2017, somando um milhão de toneladas.