Exportação de carne suína fica abaixo do esperado em setembro

Greve dos fiscais federais agropecuários é apontada como fator que freou embarques em setembro, diz Cepea

As exportações de carne suína em setembro ficaram abaixo do esperado por agentes do setor ouvidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, que citaram a greve dos fiscais federais agropecuários, que ocorreu entre 17 de setembro e 2 de outubro, como motivo para o resultado.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os embarques totalizaram 42,5 mil toneladas no mês passado, um aumento de 7,2% em relação a agosto e de 25,5% ante setembro de 2014.

– Se o ritmo de embarques antes da paralisação tivesse sido mantido, a exportação teria sido recorde em setembro, chegando a 63 mil toneladas – diz a nota do Cepea.

No mercado interno, os preços recuaram nos últimos dias, pressionado por um ajuste pontual entre a oferta e a demanda, provocado pela desaceleração nas exportações. No mercado atacadista da Grande São Paulo, a maior disponibilidade de carne, o aumento dos estoques e o alto patamar de preços pressionaram o mercado.

Rebanho

Em nota separada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o município de Uberlândia, em Minas Gerais, se manteve na liderança de rebanho suíno no Brasil em 2014. O efetivo chegou a 910 mil cabeças, 2,4% do total nacional, segundo dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) referente ao ano passado.

Na sequência, os maiores rebanhos suínos foram verificados em Rio Verde, em Goiás, com 760 mil cabeças, e em Toledo, no Paraná, com 710 mil. Os três municípios juntos respondem por 6,3% da produção nacional.

Segundo o IBGE, entre os 20 municípios com os maiores efetivos suínos, 11 estão no Sul, cinco no Centro-Oeste e quatro na região Sudeste. O Sul é a principal região produtora, responsável por 49,3% do efetivo suíno nacional, com 18,681 milhões de cabeças. Ele é seguido por Sudeste (18,5%), Nordeste (14,9%), Centro-Oeste (13,8%) e Norte (3,4%).

Ao todo, o rebanho de suínos brasileiro chegou a 37,929 milhões em 2014, avanço de 3,2% em relação a 2013.

– A produção de carne suína brasileira em 2014 foi a quarta maior do mundo, sendo as três primeiras ocupadas por China, União Europeia e Estados Unidos – destacou o IBGE.