Exportação de carne bovina é a segunda melhor da história

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor em 2017, as médias e pequenas indústrias expandiram os abates e aumentaram a participação no mercado externo

As dificuldades e os desafios enfrentados pelo setor pecuário foram muitos em 2017. Entre eles, a operação Carne Fraca, deflagrada em março, e a delação da maior indústria frigorífica brasileira, que resultou em forte redução da compra de animais por parte desse grande player.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário reduziu as vendas, especialmente no primeiro semestre. No entanto, outras indústrias brasileiras expandiram os abates, voltando a operar plantas paradas e aumentando a participação nos mercados doméstico e externo.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), de janeiro a novembro de 2017, os embarques de carne bovina somaram 1,102 milhão de toneladas, sendo este o segundo melhor ano (até o momento) da história, perdendo apenas para 2014, quando 1,119 milhão de toneladas foram embarcadas no mesmo período.