Exportação de café no Vietnã cai 18% em julho ante junho

País é o principal produtor do tipo robusta do mundoAs exportações de café pelo Vietnã caíram 18% em julho ante junho, para 88,6 mil toneladas, informou o departamento de alfândegas do país. No acumulado do ano, contudo, os embarques totalizam 1,13 milhão de toneladas.

O Vietnã é o maior produtor mundial de café robusta, variedade que não deve registrar choque de oferta, a exemplo do que se prevê para o arábica, cuja produção no Brasil foi prejudicada pela estiagem no início do ano.

A Associação de Café e Cacau vietnamita (Vicofa) estima que a safra de robusta do país será de 23 milhões de sacas, em comparação com 27,5 milhões de sacas na temporada passada. O Commerzbank, entretanto, pondera que as projeções da Vicofa “costumam ser pessimistas” e destaca que os pés de robusta no Brasil não foram tão impactados pela seca.

Para o banco, o preço médio da variedade no terceiro trimestre será pressionado por esse cenário de oferta consistente e atingirá US$ 1.800 por tonelada na Bolsa de Londres (Euronext Liffe). Atualmente, as cotações estão pouco acima de US$ 1.900 por tonelada. 

Agência Estado