Expodireto Cotrijal começa em clima de otimismo no RS

A feira conta com mais de 500 expositores e a estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado de R$ 1,581 bilhão

Fonte: Divulgação

Começou oficialmente nesta segunda-feira, dia 6, a 18ª edição da Expodireto Cotrijal, feira internacional realizada até o dia 10 de março em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.  O evento é conhecido por buscar soluções para os diversos setores do agronegócio e deverá atrair mais de 210 mil visitantes, segundo a organização.

“Estamos otimistas, em função do bom momento do agronegócio e a expectativa de uma boa safra nas lavouras de verão. São cinco dias em que o mundo se volta ao agronegócio, um espaço pensado para o produtor rural. É uma feira que busca inovação e propostas para a evolução do trabalho no campo”, disse o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

A feira conta com mais de 500 expositores e a estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado (R$ 1,581 bilhão).

Temas abordados

Entre as atividades que integram programação oficial da feira está palestra sobre a reforma trabalhista. O tema será abordado pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, deputado federal Ronaldo Nogueira. O objetivo é propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista.

O encontro ocorre já nesta segunda, n espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, a partir das 14h.

As questões envolvendo a reforma na Previdência Rural serão o tema principal da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, que terá a condução da senadora Ana Amélia Lemos. O debate ocorrerá no último dia do evento e está previsto para as 14h, no auditório central.

De acordo com a organização do evento, a ideia é fazer um grande ato com a participação de agricultores de todo o estado, entidades e sindicatos para “mostrar à sociedade as consequências negativas para a agricultura se a reforma previdenciária for aprovada”.

Atração internacional

Como uma feira internacional, é reservado um espaço na agenda para a interação com empresários e palestrantes de outras partes do planeta. O International Meeting Point, ponto de encontro dos visitantes internacionais, contará com a presença de representantes dos cinco continentes interessados em fechar negócios envolvendo máquinas, equipamentos, implementos, agropartes, grãos, carnes e lácteos.

Segundo a organização do evento, as delegações devem participar ainda de eventos em municípios na região Norte do Estado.

Cobertura do Canal Rural

Durante todos os dias do evento, você acompanha as novidades da Expodireto na programação do Canal Rural. Com entradas ao vivo e reportagens especiais, você fica por dentro das novidades tecnológicas apresentadas na feira e não perde nenhum debate sobre o futuro do agronegócio brasileiro.

No dia 9, quinta-feira, não perca mais uma edição do Fórum Soja Brasil, realizado na Expodireto Cotrijal, onde serão abordados questões sobre o clima, mercado um balanço da safra 2016/2017. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Projeto Soja Brasil.