Produtores norte-americanos reclamam de danos causados por herbicida de vizinhos

Problema causado por produto conhecido como dicamba pode afetar o rendimento de lavouras 

Fonte: Pixabay/Divulgação

Produtores rurais no sul dos EUA acusam alguns colegas de usar indevidamente um potente herbicida que está causando danos em milhares de acres nos estados de Arkansas, Missouri e Tennessee. Segundo reguladores, produtores e acadêmicos, o uso do herbicida está ligado à introdução de uma nova variedade de soja geneticamente modificada pela Monsanto. 

A nova soja da Monsanto foi desenvolvida para resistir a herbicidas, incluindo um produto conhecido como dicamba, que é usado há muito tempo para matar ervas daninhas, mas tende a se espalhar por campos próximos. A companhia vendeu as novas sementes aos produtores antes de fornecer a versão atualizada do herbicida, desenvolvida para não se espalhar. No entanto, o herbicida ainda aguarda a aprovação de órgãos reguladores.

Segundo Philip Miller, vice-presidente de assuntos regulatórios globais da Monsanto, a companhia se esforçou para orientar produtores e vendedores de pesticidas a não usar versões mais antigas do dicamba em conjunto com a nova variedade de soja, e a maioria seguiu as orientações. A Monsanto não fabrica essas versões do herbicida. De acordo com pesquisadores, alguns agricultores estão usando versões antigas do dicamba comercializadas por outras companhias.

Danos causados em campos próximos podem afetar o rendimento daquelas lavouras em um momento em que produtores parecem caminhar para o ano mais difícil desde 2002. Preços baixos de grãos e o avanço de ervas daninhas que exigem herbicidas mais potentes. Multas suaves para o uso ilegal desses produtos acabam motivando produtores a infringir a lei, segundo reguladores e acadêmicos.

Mike Wallace, que cultiva cerca de 5 mil acres de soja, algodão e milho perto de Monette, no Arkansas, notou folhas enrugadas em suas plantas de soja em junho, um claro sinal de dano causado pelo dicamba. Segundo ele, o dicamba afetou cerca de 40% de suas plantações, que não são resistentes ao herbicida. Wallace entrou com uma queixa junto a autoridades estaduais. 

Alguns também dizem que o lançamento da nova soja transgênica pela Monsanto foi prematuro, já que o herbicida ainda não foi aprovado. Traders de grãos também protestaram porque a Monsanto comercializou a soja antes de ela ser aprovada pela União Europeia. O bloco só autorizou a importação da nova variedade no mês passado. 

Uma porta-voz da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) disse que a agência está investigando o uso indevido do dicamba e os danos causados às lavouras, e que os resultados da investigação vão ajudar na decisão final sobre a versão atualizada do herbicida. A aprovação deve ocorrer no fim do verão ou no começo do outono do Hemisfério Norte.