Diversos

EUA estão em ‘período de silêncio’ sobre negociação com China

Os Estados Unidos estão em um ‘período de silêncio’ sobre as negociações comerciais com a China, a afirmação foi feita pelo assessor da Casa Branca para o Comércio, Peter Navarro. Segundo ele, reuniões presenciais entre os dois países vão começar em breve. “Estamos, em meu julgamento, em um período de silêncio sobre as negociações”, disse ele, em entrevista ao canal CNBC. 

Segundo Navarro, o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, vão à China ‘em um futuro muito próximo’. Ele reiterou que, no geral, Lighthizer e o presidente do país, Donald Trump, lideraram as negociações, e qualquer anúncio sobre um acordo virá deles. 

A rodada mais recente de conversas entre os dois países, realizada em maio em Washington, terminou sem um acordo comercial, e com os Estados Unidos aplicando taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados da China. No final de junho, Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações.