Diversos

EUA e China retomam conversas para afastar tensões comerciais

Representantes dos dois países falaram por telefone na última semana, em um momento em que os norte-americanos exigem que Pequim apresente uma oferta concreta para um acordo comercial

China x Estados Unidos
Foto: Pixabay

O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, retomou as conversas com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, sobre um acordo para reduzir as tensões comerciais, antes da reunião dos presidentes de China e Estados Unidos  que está marcada para o fim do mês.

Os dois representantes se falaram por telefone na última semana, segundo pessoas informadas sobre o assunto, num momento em que os norte-americanos exigem que Pequim apresente uma oferta concreta para um acordo comercial. As autoridades chinesas resistem e dizem querer conversar antes de fazer uma proposta formal.

Eles temem perder o poder de barganha, uma vez feita a oferta, dizem autoridades dos dois países.

A conversa porém não levou a nenhum grande avanço nessas questões, mas as discussões renovadas indicam que os dois lados estão tentando chegar a um consenso, dizem os especialistas. Alguns funcionários do governo dos Estados Unidos que adotam linha dura com a China acreditam que Pequim fará uma oferta antes do encontro dos dois líderes na cúpula do G-20, grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes, em Buenos Aires.

No máximo, dizem eles, os chineses e norte-americanos podem conseguir um tipo de cessar-fogo na batalha comercial, com os Estados Unidos se abstendo de aumentar as tarifas. Isso poderia ser seguido de negociações detalhadas. Mas mesmo um cessar-fogo limitado pode ser difícil.