Estudo da Conab mostra impacto do clima nas lavouras

Pesquisa visa orientar produtores sobre riscos no planejamento da safraA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um estudo que avalia o impacto do clima na produção agrícola em diversas regiões do Brasil de julho até setembro. O levantamento se baseia em dados de institutos de meteorologia e indicam as possibilidade de temperatura e chuvas no período.

Na avaliação da Conab, o estudo vai orientar os produtores rurais sobre os riscos nas programações de safras. Fazem parte da avaliação grãos cultivados no inverno e no verão, como trigo, aveia cevada, amendoim, algodão, arroz, feijão, milho, soja, café,cana-de-açúcar, mandioca e citros.

Segundo o divulgado pela Companhia, a pesquisa relativa ao terceiro trimestre projeta probabilidade de chuva acima da média histórica no norte da região Norte e no leste do Nordeste. Para a região Sul, a possibilidade de chuvas está entre normal e abaixo da média histórica. Nas demais regiões, a maior probabilidade é de ocorrência de chuvas em torno da média histórica.