EsalqShow busca estimular inovação e empreendedorismo na agricultura

Feira em Piracicaba (SP) espera atrair investidores e aceleradoras para apoiar desenvolvimento de startups

Fonte: Marcos Santos/USP Imagens

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) sediará nos dias 10 e 11 de outubro, em Piracicaba (SP), a EsalqShow – Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável. O evento foi lançado nesta segunda-feira, dia 4, na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. O diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, destacou que já existem muitos eventos “superexitosos” no âmbito da agricultura comercial e a ideia é seguir um modelo diferente. “A EsalqShow busca trazer um ineditismo nessa proposta de cumprir as funções de ter uma feira de inovação e empreendedorismo, que é algo raro no setor de agricultura”, disse Nussio, ressaltando que é uma vantagem organizar esse tipo de evento dentro de uma instituição de ensino, onde são formados profissionais para atender às necessidades do mercado e que tem como objetivo a geração de conhecimento. 

“Fomos ranqueados como uma das cinco maiores instituições de ciências agrárias do mundo. Uma das missões relacionadas a isso é ser promotor do desenvolvimento de inovação”, disse. “Decidiu-se buscar um espaço de inovação e empreendedorismo que pudesse anualmente atrair a presença das pessoas”, ressaltou, citando a expectativa de reunir não só alunos, professores, lideranças do setor e executivos de empresas, como também investidores e aceleradoras que possam apoiar o desenvolvimento de startups no setor agropecuário.

Para o presidente do Conselho Consultivo da EsalqShow, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP, Roberto Rodrigues, já não basta o Brasil utilizar as mais modernas tecnologias na produção agropecuária, é preciso buscar novas formas de gestão e discutir a sucessão no campo para reconhecer e adotar as inovações que serão fundamentais para a produção nos próximos anos. “O que vem por aí em termos de inovação exige um aprofundamento do conhecimento e um rejuvenescimento da liderança na agricultura”, disse. “Essa gestão nova tem que ser acoplada às inovações que vêm vindo, que são profundas e assustadoras.”

O presidente da Araiby, empresa organizadora da EsalqShow em parceria com a Esalq, Luiz Mario Machado Salvi, destacou que o tema da primeira edição será Soluções Biológicas, assunto que será discutido sob diversas óticas dentro da programação. A ideia é aproximar a academia do setor produtivo, fortalecendo o chamado “Vale do Piracicaba” ou AgTech Valley, como um local de fomento da inovação na agricultura, inspirado no que representa o “Vale do Silício” para o setor de tecnologia. “Não é uma feira comercial, e sim um evento para discutir o futuro, as tendências. É uma feira diferente, um modelo novo, que com certeza será bem útil para todos.”

O secretário de Agricultura do estado, Arnaldo Jardim, destacou a importância da inovação para o agronegócio brasileiro. “O setor agro em relação aos outros países do mundo é um setores brasileiros que têm vantagens competitivas e comparativas. A EsalqShow vai ser mais um momento para reafirmar isso.”