Equador anuncia ter controlado avanço da aftosa na maior parte do país

Governo suspendeu parcialmente quarentena após casos da doença no rebanho bovinoO governo do Equador levantou parcialmente a quarentena decretada para evitar a expansão da febre aftosa no gado do país. A informou foi divulgada nesta sexta, dia 24, pelo ministro da Agricultura e Pecuária equatoriano, Ramón Espinel.

? Felizmente, foi possível controlar o foco de aftosa em uma grande parte do país ? disse Espinel, ao explicar que a quarentena não foi suspensa em toda a nação porque ? se mantém na região central e na Amazônia.

O ministro afirmou que, nessas áreas, “não se terminou de verificar o controle. Também é uma zona do país na qual a vacinação antiaftosa é bastante deficiente”.

O ministro propôs uma campanha mais intensa para a vacinação, assim como uma maior comunicação com os criadores de gado para explicar a importância de imunizar seus animais contra a doença.

A vacinação na região chegou a pouco mais de 80%, disse o ministro, que expressou sua esperança de que o país fique livre de febre aftosa em 2010.

A aftosa, uma doença infecciosa que provoca danos nos rebanhos de gado, representa um problema sério em alguns países da América Latina, apesar dos esforços para erradicá-la.